Mandala Lunar como fazer e adquirir a sua em 2022
A mandala lunar ou diagrama lunar é uma ferramenta de autoconhecimento para acompanhamento e conexão com nosso ciclo menstrual e com os ciclos da natureza. Esse gráfico em forma de mandala deve ser preenchido diariamente a partir do primeiro dia da menstruação, que é considerado o nosso dia 1.
Mandala Lunar como fazer?
Em primeiro lugar lhe digo, existem diversos arquivos disponíveis na internet que tu pode baixar, imprimir e pintar. Em segundo lugar, além de essa ser uma ferramenta que promove autoconhecimento, ela também ajuda a liberar emoções porque o ato de preencher a mandala é uma forma lúdica de se conectar com a presença e acolher aquilo que está sentindo. Ou seja, trata-se de uma ferramenta acessível, intuitiva e íntima.
Para quem menstrua
Se tu menstrua, deve iniciar a mandala pelo dia em que o sangue menstrual desceu. Dessa forma, esse vai ser o nosso dia 1. Depois disso, segue-se a contagem: 2, 3, 4 e assim sucessivamente que devem ser registrados bem no miolo da mandala, nos espaços correspondentes.
Esse gráfico é por lunação, ou seja , um ciclo completo da lua com duração de 29 ou 30 dias. Da mesma forma costuma ocorrer com um ciclo menstrual, dentro de 29 e 30 dias. Portanto, pessoas que menstruam geralmente terão seu ciclo dividido em dois diagramas. Em suma é assim mesmo.
legendando a mandala lunar
Essa é uma ferramenta de autoestudo e autopercepção. Portanto, defina: que coisas quero observar em mim ao longo das lunações? E escolha cores e símbolos para representar cada coisa. A legenda da tua mandala é própria e tu pode usar a tua criatividade para registrar nela o que mais faz sentido para ti.
Além do diagrama tradicional encontrado na internet, existe a Mandala Lunar que contempla um diagrama para cada lunação do ano dentro dela. Trata-se de um diário em forma de livro “com o propósito de facilitar uma maior conexão com nosso corpo e também com a terra e os ciclos naturais, resgatando e unindo conhecimentos tradicionais e contemporâneos, arte e autoconhecimento em uma ferramenta curadora e transformadora para mulheres”.
selecione cores
As mulheres que criaram esse diário sugerem alguns pontos de observação que eu utilizo na minha legenda e tenho seguido para fazer os meus registros. Portanto, trago aqui sugestões de cores e pontos de observação correspondentes para cada uma das linhas do gráfico. Veja se faz se faz sentido para ti. Linhas:
1: vermelho – se refere ao sangramento – vermelho
2: se refere ao número do dia do ciclo menstrual
3: marrom – se refere à energia vital
4: rosa – se refere à força de ação
5: laranja – se refere à energia sexual
6: amarelo – se refere à autoconfiança e autoestima
7: verde – se refere à amorosidade
8: azul claro – se refere à extroversão e expressividade
9: azul escuro – se refere à intuição
10: roxo – se refere à presença no aqui e agora
11: se refere à percepções físicas
As cores listadas são uma opção, mas tu pode definir uma cor para cada sensação de acordo com a tua preferência, por exemplo, e pintar o espaço correspondente, mantendo essas mesmas cores ao longo do ano.
selecione ícones
De acordo com as criadoras da Mandala Lunar, os ícones servem “para marcar ações eventuais, hábitos ou rotinas (meditação, caminhada, estudo, dança), uso eventual de substância aditiva (café, açúcar, álcool ou tabaco), questões físicas (resfriado, dor de cabeça), emoções e sensações (felicidade, tristeza, fúria, ansiedade, criatividade), ações ou acontecimentos (conflito interpessoais, contato com natureza, relação sexual, sonhos importantes). Para quem menstrua, anotações sobre o ciclo menstrual (ovulação, cólicas, dor nos seios). Sua biblioteca de ícones vai sendo construída ao longo do ano.”
A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DIÁRIO
Registrar diariamente tuas percepções é uma forma de autoestudo e de conexão com a pessoa mais importante da tua vida: tu mesma. Portanto, ao preencher o diagrama, pergunte-se como se sente com relação a cada um dos aspectos. Para isso, o mais importante é ser honesta e verdadeira consigo mesma.
À medida em que tu vai preenchendo, vai ficando com um arquivo de infográficos e pode visitá-los posteriormente para entender quais recados eles te dão. Dessa forma, tu vai poder perceber como te sente em cada ciclo da natureza, observar padrões de comportamento e se aproximar da tua história.
A Mandala Lunar que mencionei algumas vezes durante o texto está à venda comigo. Se tiver interesse em adquirir uma, clique aqui e preencha seus dados.
Espero que esse assunto tenha te ajudado a se aproximar mais de ti.
Um beijo!
Bruna
0 comentários