Vamos falar de perfeccionismo? - Curandeiras de Nós

Vamos falar de perfeccionismo?

Vamos falar de perfeccionismo

Escrito por Bruna Pinheiro

01/31/2021

Vamos falar de perfeccionismo?

 

Hoje, enquanto escrevo, em uma sexta-feira à tarde, esse texto que vai ao ar no domingo às 23h, e percebo o reflexo da minha silhueta na tela do notebook em forma de sombra, me dou conta que sei muito bem do que vou escrever aqui hoje. Vou escrever do que venho vivendo. O reconhecimento e integração da minha sombra.

Sombra é um conceito da Psicologia Junguiana cunhado por Carl Gustav Jung:

“A sombra é a companheira inevitável da consciência, a qual é equiparada com a luz que ilumina e permite discriminações mais acuradas. A sombra dá conta daquilo que o ego não assimila nas vivências pessoais, e mantém tais conteúdos a uma certa distância dele, mas com a possibilidade de virem a se tornar conscientes no futuro.”

Wikipedia

Especificamente nessa semana me senti mais leve e empoderada de mim como há um tempo não acontecia. Acredito que se deva ao fato de eu ter me reconectado, espirtualmente falando. Hoje me sinto leve e grata. E isso não é uma constante por aqui. Aliás, é um dos meus maiores desafios.

Durante esse momento de pandemia sinto que acentuou ainda mais a instabilidade causada pela tal da ansiedade. Você sabe do que estou falando, né? Todes experimentamos, em alguma medida, diferentes níveis de ansiedade. No meu caso, deriva da necessidade de agradar todas as pessoas e de perseguir ideais de perfeição em absolutamente tudo. E de onde isso vem? Pasme (ou não kk) do medo de ser rejeitada por ser imperfeita/desejo por aceitação. Sei que essa questão não é de exclusividade minha e, ainda mais, compreendo que, enquanto gênero feminino, enfrentamos essas pressões em maior e menor medida, mas enfrentamos, de forma geral. Vamos destrinchar isso melhor?

A sociedade macro e às vezes a micro também (insira nesse espaço famílias obcedadas com perfeição, oi) cobra de nós, mulheres (cis, trans, com ou sem útero…) que sejamos perfeitas. É algo antiquíssimo, sim, porém, ainda nos permeia. Nossas ancestrais com certeza sofreram (possível e provavelmente mais que nós) com o peso dessa responsabilidade. Necessidade de serem perfeitas do ponto de vista estético, perfeitas mães, perfeitas profissionais, perfeitas esposas, filhas, netas. Que ideal é esse que nos impõem e a gente aceita?

Acredito que na atual conjuntura em que vivemos, estamos lutando para nos desapegar desses ideias que nos impuseram por muito tempo. E essa tarefa não é easy busy, muito pelo contrário, eis aqui um desafio e tanto. Nos livrar das cargas e pesos que não são nossos exige que estejamos atentas às partes de nós que demandam isso e nos punem quando não os atingimos.

O primeiro ponto importante de levar em consideração é que perfeição é algo que não existe, para começo de conversa. Somos perfeitamente falíveis. Ainda bem! Já pensou se não tivéssemos permissão para errar? *Pausa intrigante.* Você se dá permissão para errar?

Nessa lógica irreal e perversa que trazemos do nosso entorno e reproduzimos internamente, os “erros” determinam o valor que atribuímos a nós mesmes. E, por isso, temos tanto medo de que outras pessoas percebam nossos erros, pois acreditamos que elas vão nos julgar quando na verdade nosso juíz interno é que já tem a sentença antes mesmo da experiência acontecer!!

É só quando passamos dessa lógica para a lógica de que os erros, na verdade, são uma excelente forma de crescermos, pois deles podemos tirar os maiores aprendizados, é que então podemos passar a respirar mais aliviadas.

Nossa vida é uma suscessão de erros e acertos, mas, com certeza, os erros nos proporcionam mais crescimento que os acertos.

Me conta aqui, esse assunto te ajudou a jogar luz sobre as tuas sombras? Como você lida com essas pressões?

Aproveito para lembrar que de 21 a 25 de setembro estará ocorrendo o Ciclo do Desabrochar, um evento online e gratuito indicado para mulheres que querem se (re)conectar com a sua essência, deixando de lado as projeções. Passar a perceber-se de forma mais inteira, com pontos fortes e pontos a melhorar, vai te auxiliar a traçar uma estratégia para colocar no mundo seus talentos inatos em prol dos seus objetivos.

Você sente o chamado para florescer nessa primavera? Então vem!

Acompanhe todos os eventos pelo instagram

Estarei te esperando.

Um beijo! <3

Bru

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Send via WhatsApp