O que é autocuidado e como incluir na rotina?
É muito fácil se perder entre as tarefas do trabalho, as domésticas e as demandas externas e “não ter tempo” para o espaço de autocuidado. Por isso, proteger esse espaço é proteger teu espaço de nutrição. Determine momentos da tua semana para se reencontrar contigo e reserve pequenos espaços do dia para fazer alguma atividade para si.
Importante x Urgente
Separe aquilo que é Urgente daquilo que é importante. Geralmente o urgente é uma demanda externa. E Importante, como a própria palavra já carrega em seu significado “é aquilo que porta dentro – algo que é necessário para que eu desenvolva minha vida”.
Você precisa estar incluída em seu planejamento.
Para isso, é preciso abrir mão de algumas ilusões. Dentre elas, a de que vamos dar conta de tudo o que nossa mente idealiza e sairemos ilesas, intactas e plenas de saúde e felicidade. Vamos trabalhar com a realidade. Ser realista significa não colocar mais tarefas do que pode cumprir.
E a definição do que pode ou não cumprir passa por aquilo que tu observa da tua performance. Passa por autoconhecimento. Entender que tem dias que tu vai estar mais produtiva e em outros não passa pela importância de Ser gentil consigo mesma. É isso, nada vai acontecer da noite pro dia.
autocuidado é liberdade
“O autocuidado é sinal de liberdade”, já disse Michel Foucault. Leia mais a respeito aqui.
Mas o que isso quer dizer? Você é livre para fazer o que quiser, embora a gente, enquanto sociedade, venha aprendendo o contrário. Temos o livre arbítrio e respondemos pelas nossas decisões enquanto adultas. Sabendo que tu é responsável pelo que tu faz com o tempo disponível que tu tem todos os dias, como tu deseja utilizá-lo para alcançar os teus sonhos sem perder de vista teu bem-estar?
Entenda que a definição de um Planejamento intuitivo, que leva em conta a flexibilidade, a fluidez, as oscilações do teu ciclo são de tua responsabilidade. Está nas tuas mãos. Pergunte-se: o que estou disposta a fazer hoje? É claro que ter um planejamento prévio semanal, mensal ou semestral ajuda no senso de organização e ele não precisa ser rígido. Pode se adequar à tua realidade. Me chama para agendarmos uma sessão e realizarmos o teu planejamento juntas.
PROPÓSITO
Não vou negar que ajuda muito ter um senso de propósito. Aquela certeza maior que te faz levantar da cama todos os dias e que norteia até mesmo as pequenas ações do teu dia a dia. Mas isso é conversa mais aprofundada. Dá uma lida nesse blogpost aqui sobre PROPÓSITO E MISSÃO DE VIDA.
OBJETIVO
Ter noção dos teus objetivos com aquilo que tu te propõe a fazer também traz mais concretude para os processos. Pergunte-se: o que quero com isso? Ter um lugar onde tu quer chegar com o que tu te propôs a implementar faz a diferença. Caso contrário a coisa vai ficar solta e falta motivação = motivo para ação.
5 tipos de autocuidado:
Estamos nesse plano corporificados e é por meio dessa “máquina perfeita” que podemos ou não realizar nossos objetivos e sonhos. Isso passa por 5 esferas às quais devemos estar atentas porque cada uma influencia na outra e o equilíbrio entre elas é o que gera a sensação de “conseguir dar conta das coisas”. Dá uma olhada na lista de atividades que podem te ajudar a nutrir cada uma dessas esferas.
Físico
Alongar, exercícios, se alimentar bem, dançar, descansar.
Emocional
Desabafar, escrever sentimentos, fazer terapia, descompressão (parar e respirar fundo algumas vezes), chorar.
Social
Conversar com pessoas queridas.
Mental
Ler, assistir documentários, ver arte, ouvir podcasts, fazer cursos.
Energético e/ou espiritual
Meditação, escrever mantras, explorar crenças, rituais, praticar a solitude, ter seu espaço sagrado, utilizar a sexualidade como geradora e não como sugadora de energia.
Sugestões práticas para organização semanal
-Faça uma lista com todas as tarefas que precisam ser feitas
– Documente hábitos
– Tenha um diário – principalmente aquelas que nem sabem do que gostam, é um passo para começar processo de autoconhecimento pois o diário é uma forma de deixar pistas pra nós mesmas.
– Defina uma ordem de prioridade, ou seja, deixe claro quais são as TAREFAS URGENTES, que precisam ser feitas primeiro e quais são as IMPORTANTES, que não podem deixar de ser feitas.
– Observar a rotina e onde vou encaixar o autocuidado.
– Defina horários, colocando um limite de tempo para realizar cada atividade. Ex: dedicarei quanto tempo a produzir conteúdo?
– Defina a tarefa principal, ou seja, a grande motivadora da semana. Foque em finalizar essa atividade.
– Inclua espaços livres. Esses espaços são extremamente importantes para cuidar do bem mais precioso que faz a roda girar: tu.
– Anote tudo que você fez no dia: alívio para quem se cobra demais, ver e celebrar o que foi feito
Por fim, acho importante te lembrar que cada uma de nós tem dentro de si as condições para viver uma vida com sentido, alinhada à nossa essência, para realizarmos o que queremos realizar no mundo. Precisamos apenas reduzir as interferências. É aí que entram trabalhos como o meu, guiando processos individuais de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para mulheres que buscam autonomia, que querem viver uma vida com mais sentido, acreditar mais em si, lidar com o autoboicote e autossabotagem e realizar seu planejamento intuitivo. E também ofereço curso online de gestão emocional para quem quer lidar com feridas do passado e transmutar emoções, o alquimia do sentir.
Já para quem tem interesse em se conectar à sua natureza cíclica, com as fases da lua do céu e com os seus ciclos internos, recomendo o trabalho da minha parceira e amiga Carol do Farol da Lua. Ela oferece o curso Conexão Lunar, Terapia individual e Círculos vivenciais.
Um beijo! <3
Bruna
0 comentários