4 dicas para praticar o autoconhecimento
Tenho ouvido das pessoas que “autoconhecimento tá na moda”. Mas será que a gente tá praticando mesmo ou tá só falando por falar? Pensando na importância de aplicar a única coisa capaz de gerar uma transformação real nas nossas vidas, decidi reunir nesse post 4 dicas para te ajudar a focar na tua autotransformação.
O que é Autoconhecimento?
Autoconhecimento é uma escolha diária. É sobre buscarmos tomar consciência sobre nós mesmas e sobre o todo, e, a partir disso, conseguir tomar decisões conectadas ao nosso coração, à voz da nossa intuição, que sempre nos indica o caminho certo.
4 dicas para te ajudar a praticar o autoconhecimento
Meditação
Prática que auxilia no foco e no relaxamento pois é uma forma de desacelerar a mente e proporcionar um diálogo mais direto com os anseios do nosso coração. Quando aprendemos a reduzir as interferências da mente que, muitas vezes, nos coloca ansiosas e tensas, passamos a experimentar um estado de maior plenitude e felicidade.
Autorreflexão
Somos compostos por memórias e essas memórias foram formadas de acordo com as interpretações que fizemos a respeito daquilo que nos aconteceu. E isso está diretamente ligado às condições que tínhamos na época, que muitas vezes eram limitadas, como no caso das experiências vividas na infância.
Tendo em vista que hoje somos adultas e temos mais condições interpretativas do que naquela época, é importante que tenhamos autoresponsabilidade para ressignificar situações traumáticas, nos oferecendo acolhimento, cuidado e compreensão para que possamos mudar aos poucos nosso universo interno.
Pontos fortes e Pontos a melhorar
Uma vez conscientes daquilo que na psicologia é chamado de Luz e Sombra, temos a capacidade de manejar. Podemos escolher aspectos de nós mesmas que queremos evidenciar e utilizá-los a teu favor e trabalhar com afinco e gentileza naqueles aspectos que, em um primeiro momento podem ser vistos como “defeitos”, mas, quando dado um direcionamento eficaz, podem servir para te proporcionar grandes conquistas a nível pessoal e até mesmo profissional.
Expandir a Zona de Conforto
Gosto de entender esse processo de ir além dos limites postos hoje como expansão da zona de conforto porque, à medida em que vamos dando um passo de cada vez, sem extrapolarmos o quanto nossa perna alcança, mas mantendo a consistência, chegamos longe.
O importante é nos mantermos abertas a experienciar, errar e tirar aprendizados construtivos dos erros. Afinal, é por meio deles que a luz entra. Portanto, desse jeitinho, vamos jogando luz nas nossas sombras e potencializando nosso brilho para o mundo.
Quer passar por um processo de autoconhecimento que vai te permitir ter consciência de vários pontos desconhecidos a teu respeito e te colocar mais perto da realização dos teus verdadeiros sonhos? Me chama!
Um beijo! <3
Bru
0 comentários