É possível sentir gratidão em meio à pandemia?  - Curandeiras de Nós

É possível sentir gratidão em meio à pandemia? 

É possível sentir gratidão em meio à pandemia?

Escrito por Bruna Pinheiro

12/27/2020

É possível sentir gratidão em meio à pandemia? 

 

Ontem foi meu aniversário – por isso o atraso na postagem, vivi cada segundo do dia de ontem e acabei me perdendo do compromisso rs. Sempre gostei de fazer aniversário. Sei lá, para mim, é um momento para reunir pessoas que fizeram e, de formas diferentes, ainda fazem parte da tua caminhada. Só que dessa vez foi diferente. Reunir tem um conceito diferente agora. Não um conceito, mais uma aura. Agora reunir é sinônimo de alerta, tem uma aura de errado, de perigoso, de imprudente. Quis reunir uns poucxs amigxs próximos que também estão em isolamento social, dentro de suas possibilidades. Só que até tomar essa decisão, fui acometida por vários pensamentos sobre irresponsabilidade. São tempos diferentes agora, tempos desafiadores. 

Meu contato com a maioria dos meus amigos agora é virtual, o que para mim, é bem louco. Já que adoro uma aglomeração, um contato mais próximo com as pessoas, abraços, beijos e troca de carinho físico. Todos nós, em alguma medida, estamos sofrendo com a pandemia, em menor e maior grau.

Agora, algo diferente que percebi nesse aniversário – e não sei se já tinha tido essa sensação assim em algum outro ano, se tive, não foi com a mesma intensidade de agora – me senti grata por estar viva. Sim, grata à vida. Em tempos de pandemia, em meio a tanto sofrimento e tantas mortes, estar viva e com saúde é O presente.

Dias atrás, no aniversário do meu pai agradeci a ele pela maior coisa que ele poderia ter feito por mim: me dado a vida. Parece simples, né? Mas quantas vezes entramos em ciclos de reclamações – eu inclusa – e deixamos de agradecer pela VIDA? Ser grata em meio a esse caos que estamos vivendo interna e externamente é uma vitória pessoal por aqui.

São tempos nebulosos esses de coronavírus. Reconheço o quão privilegiada sou por poder estar na casa dos meus pais em segurança trabalhando em frente à uma tela. Até chegar aqui, quanta coisa tenho para ser grata. À vida de cada um dos meus pais; aos trabalhos que permitiram que construíssem sua casa e que garantiu nosso sustento por tantos anos; à nossa alimentação diária; ao carinho que me dão; à sua compreensão; aos valores que me foram passados e fizeram base sólida para tudo o que viria a viver, desconstruir e reconstruir depois, a partir das minhas próprias vivências; à educação; ao incentivo à independência; e por aí vai.

Quis trazer esse assunto aqui porque é algo que está pulsando e entendo como muito importante para ampliar nossas formas de apreender esse momento todo que estamos vivendo enquanto sociedade. Sentir gratidão pelo que se tem e pelo que se é em um momento como esse eleva a nossa vibração e nos aproxima do nosso eu mais essencial. Aproveita o impulso e lista aí: pelo que você é grata hoje?

Ouça aqui o episódio do podcast gravado para o Mundo Incrível onde, entre outros assuntos também interessantes, falamos sobre os sentimentos em meio à pandemia. Falamos sobre desenvolvimento pessoal, momentos de crise e suas possibilidades de crescimento. Confere aqui:

Um beijo! <3

Bru

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp
Send via WhatsApp